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Shiitake

A origem do nome shiitake é japonesa: vem de shii, uma árvore parecida com carvalho, e take, que quer dizer cogumelo. Ele é um fungo aeróbico que se fixa em madeira ou em aglomerados de celulose e outros compostos similares. O shiitake tem muitos benefícios, sendo um grande aliado para o sistema imunológico, ajudando a prevenir doenças e infecções. Também auxilia no fortalecimento dos ossos e dos músculos. É rico em selênio, vitaminas B2, B3, B5, B9 e D, além de zinco, manganês e cálcio.

Veja todas as vantagens de consumir shiitake:
1. Ajuda a emagrecer
Afinal, são apenas 34 calorias em cada 100g. É rico em fibras e água, e tem poucos carboidratos, o que garante saciedade em poucas quantidades. Sem falar que é um excelente substituto para a carne, pois seu sabor e consistência lembram os alimentos de origem animal.
2. Reduz o Colesterol
A eritadenina, substância presente no shiitake, tem a capacidade de diminuir os níveis de LDL (colesterol ruim).
3. Auxilia no combate ao câncer
A lentinana é outro componente do shiitake que faz bem à saúde. Ela fortalece o sistema imunológico e atua na prevenção e no combate ao câncer.
4. Combate os radicais livres
O shiitake em rico em antioxidantes, que combatem o excesso de radicais livres, responsáveis por causar complicações que vão desde o envelhecimento precoce até o câncer.
5. Fortalece o sistema imunológico
Esse é um dos maiores benefícios do shiitake, que pode ser até mais eficiente do que alguns medicamentos no combate a infecções causadas por vírus e bactérias.
6. Controla a Pressão Arterial
Mais um componente importantíssimo é a niacina, vitamina que provoca a dilatação dos vasos sanguíneos e à consequente diminuição da pressão arterial.
7. Protege o sistema cardiovascular
O cogumelo shiitake regula os níveis de LDL, reduz o risco de arteriosclerose (obstrução das artérias que pode causar infarto) e controla a pressão.
8. Previne a trombose
Presente no shiitake, a lantionina inibe a agregação de plaquetas, impedindo a formação de coágulos que bloqueiam a circulação sanguínea.

Tabela Nutricional

PORÇÃO: 100 g (1/2 da bandeja de 200 g)
QUANTIDADE POR PORÇÃO % VD*
Valor Energético 38 kcal / 156 kJ  1
Carboidratos 5,6 g  1
Proteínas 3,6 g  2
Gorduras Totais 0 g  0
Gorduras Saturadas 0 g  0
Gorduras trans 0 g  **
Fibra alimentar 0,4 g 1
Sódio 36 mg 1
* Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kCal ou 8.400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** VD não estabelecido.
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